Palacete Tira-Chapéu reabre com exposição e vai virar Centro Gastronômico

Um dos prédios mais ecléticos do centro de Salvador, o Palacete Tira-Chapéu está passando por fase de restauração para, em seguida, se tornar um Centro Gastronômico. O empreendimento pertence à Fera Investimentos, do empresário Antonio Mazzafera, mesmo dono do Fera Palace Hotel.

A proposta, segundo Mazzafera é resgatar a arquitetura histórica do Palacete Tira-Chapéu. Depois, transformá-lo em um polo de gastronomia da cidade, com quiosques, boxes e restaurantes. Todo ambiente será coordenado por um operador master, ainda sem confirmação. “A ideia é transformar a Rua Chile, trazer vida com hotéis, varejo, residências e gastronomia”, diz.

Exposição Gratuita até 11 de agosto

Paralelo às obras de restauração, o prédio abriga agora a exposição “Rua Chile e o Palacete Tira-Chapéu – 120 anos de História”. Aberta gratuitamente ao público de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados das 9h até as 12h.

A exposição vai até o dia 11 de agosto e vai mostrar os episódios significativos em torno da rua famosa, a importância do Palacete Tira-Chapéu nesse contexto. Também o perfil do arquiteto Rossi Baptista, responsável pelo projeto do prédio, além das perspectivas da atual revitalização pela qual passa o Centro Histórico de Salvador.

Os visitantes também vão conhecer alguns dos achados do restauro até aqui e experimentar o passado dando uma volta no Salão Chile, um dos mais importantes do Palacete. Nele, funcionou a antiga Farmácia Chile.

Palacete Tira-Chapéu e trabalho de restauração

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-BA), o Palacete Tira-Chapéu é um dos poucos remanescentes do estilo eclético em Salvador, com adornos que podem ser identificados da arquitetura barroca ao estilo clássico.

“Começamos os trabalhos de restauro em fevereiro do ano passado e estamos quase
concluindo a primeira etapa. Ela garante a consolidação da estrutura do edifício. O próximo passo será a restauração detalhada dos vários elementos artísticos do Palacete”, explicou Wolney Unes, diretor da Elysium Sociedade Cultural e responsável pelo restauro do Tira-Chapéu.

O Palacete Tira Chapéu foi inaugurado em 1917, com projeto do arquiteto italiano Rossi Baptista, e se tornou uma das mais emblemáticas obras do autor em Salvador. O edifício foi sede da Associação dos Empregados do Comércio da Bahia, além de ter abrigado outros empreendimentos.

EXPOSIÇÃO GRATUITA
“Rua Chile e o Palacete Tira-Chapéu – 120 anos de História”.
Aberta gratuitamente ao público
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e aos sábados das 9h até as 12h
Até o dia 11 de agosto

Que tal conhecer mais do Centro Histórico de Salvador? Além do Palacete Tira o Chapéu, você pode fazer o roteiro católico Arte e Fé, com visitação de igrejas e museus. São mais de 15 destinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.