Melhores praias de Salvador para conhecer e tomar banho

As melhores praias de Salvador que você precisa incluir no seu roteiro quando visitar a capital baiana

As praias são uns dos maiores charmes de Salvador, e a capital possui várias opções para vários tipos de entretenimentos, nesta matéria indicamos algumas umas delas . Descubra as melhores praias de Salvador: encante-se com paisagens deslumbrantes e tranquilidade à beira-mar

Praia do Porto da Barra
Praia Porto da Barra
Praia do Porto da Barra é lugar preferido de baianos e turistas

A praia do Porto da Barra, uma pequena faixa de areia da ladeira da barra até o forte de Santa Maria, é uma das praias mais frequentadas de Salvador e já foi considerada a terceira melhor praia do mundo em lista do jornal britânico Guardian. Além das águas calmas, próprias para banho, possui uma excelente vista da Ilha de Itaparica e de onde pode-se apreciar o pôr-do-sol.

Praia da Preguiça
Praia da Preguiça, que fica na Avenida Contorno, é ideal para quem curte menos movimento

A Praia da Preguiça é local ideal para quem prefere um local menos movimentado e mais tranquilo para espairecer e curtir um banho de mar. Ela fica ao lado da Bahia Marina, na Avenida Contorno. A paisagem de areia clara e mar que varia entre verde e azul convida para um mergulho. Apesar do nome, é um local famoso pela prática de esportes como caiaque, canoa havaiana e mergulho de snorkel.

Praia da Paciência
Praia da Paciência fica no Rio Vermelho, um dos bairros mais boêmios de Salvador

Apesar de estar localizada em um dos bairros mais boêmios de Salvador, a Praia da Paciência é relativamente pouco frequentada. É uma praia charmosa e pequena, que propicia um passeio tranquilo. Fica escondida, abaixo do nível da rua, mas possui um belo visual incrível com formações rochosas e o mar azul, oferecendo um lindo cenário.

Praia do Buracão
Praia do Buracão, no Rio Vermelho, é uma joia “escondida” no Rio Vermelho

Uma joia escondida no Rio Vermelho, a Praia do Buracão passa despercebida para os distraídos. Virando à direita na rua que aparece logo antes do McDonald’s, se chega a uma praia acomodada ao pé de um barranco, rodeada por prédios residenciais. Apesar do mar não ser o mais indicado para banho devido a força das ondas, a faixa de areia é ideal para jogar uma “altinha”, caminhar, ou apenas sentar e conversar em uma praia menos movimentada que o porto da barra por exemplo.

Praia de Itapuã
Praia de Itapuã tem vários pontos que oferecem banho de mar ideal para visitantes

“Passar uma tarde em Itapuã” como sugere Toquinho na canção de Vinícius de Moraes é sempre uma ótima pedida. A faixa de orla do bairro tem um calçadão com coqueiros ao longo. É no calçadão também que fica a famosa estátua da Sereia de Itapuã, que já é um ótimo ponto dentre vários na Praia de Itapuã. Lá há formação de corais chamada angra – pequena baía ou enseada- fazendo do lugar uma área protegida. O mar calmo tem água esmeralda. Em determinados lugares existem grandes pedras que formam piscinas naturais.

Praia da Boa Viagem e Praia do Meio
Praia da Boa Viagem e Praia do Meio se destacam na beleza da Cidade Baixa de Salvador

Localizada no bairro de mesmo nome na Cidade Baixa, a Praia da Boa Viagem abriga a Igreja da Boa Viagem construída durante o século XVIII. É famosa principalmente por ser o ponto de chegada da Procissão Marítima do Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no primeiro dia do ano. Logo ao lado da Praia de Boa Viagem está a Praia do Meio, de onde se tem uma vista única da costa. Além de águas bem tranquilas, sem ondas, se diferencia de outras praias de Salvador, pois apesar de estreita, tem barracas na areia, o que proporciona comodidade para comer e beber.

Praia Stella Maris e Praia do Flamengo

Apesar das fortes ondas, a Praia de Stella Maris, localizada no bairro homônimo, possui trechos protegidos por rochas que na maré baixa formam piscinas naturais ótimas para banho. Muito procurada por surfistas, chega sediar alguns torneios da modalidade. No verão, a região da Praia de Stella Maris fica ainda mais badalada e várias festas são organizadas por lá. Vizinha de Stella está a Praia do Flamengo, nela o mar apresenta trechos com arrecifes, que quando a maré está baixa formam piscinas naturais. O pôr do Sol na Praia do Flamengo, apesar de ser no lado oposto ao mar, é uma experiência bastante agradável.

Praia de São Tomé de Paripe

Muita gente nem ouve falar de São Tomé de Paripe, uma pena, porque a praia de águas tranquilas e cristalinas é uma das mais agradáveis de Salvador. A Praia de São Tomé de Paripe não possui barracas, porém atravessando a rua há muitos bares e restaurantes, e levar seu próprio isopor é sempre uma opção. É um pouco distante do centro de Salvador, mas relativamente fácil de chegar. Uma das opções é percorrer toda a extensão da Avenida Afrânio Peixoto, outra opção é ir por fora, pegar a saída da cidade para a BR-324 e depois a BA 528, conhecida como estrada do Derba.

Agora que você já sabe as indicações das melhores praias de Salvador, olha só esta dica: O Que Fazer em Salvador em Um Dia: 5 roteiros. Aproveite nossos artigos e conheça as maravilhas que Salvador tem para oferecer.

E se você gosta de passeios culturais, temos esta indicação: Museus e espaços culturais em Salvador para colocar no seu roteiro. Afinal, nem só de praia vive a capital baiana!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

O que fazer em São Félix, Recôncavo baiano: melhores passeios

Next Article
Sorveteria da Ribeira

Sorveteria da Ribeira: o sabor autêntico de Salvador à beira-mar

Related Posts