O Que Fazer em Salvador em Um Dia: 5 roteiros

Salvador é uma cidade de muitos encantos, com atrações para todos os gostos. Tem praia, cultura, paisagens, festas, arte… Não faltam opções de passeios e lugares lindos para conhecer!

E se você só tem um dia para passar por aqui, não se preocupe! A nossa equipe preparou este post especialmente para você, com informações sobre os principais pontos turísticos e 5 roteiros do que fazer em Salvador em um dia, para você escolher aquele que tem mais a sua cara!

O que fazer em Salvador? Conheça os principais pontos turísticos

Antes de conferir os roteiros, que tal conhecer melhor os principais pontos turísticos da cidade? Assim, na hora de escolher, você já vai saber mais sobre cada uma das nossas sugestões e vai ficar mais fácil decidir.

Farol da Barra

Um dos principais cartões postais da cidade, o Farol da Barra fica no bairro de mesmo nome, no Forte de Santo Antônio. A visita inclui o passeio pelo forte, onde hoje funciona o Museu Náutico da Bahia. Por lá, você vai encontrar instrumentos náuticos de várias épocas e réplicas de embarcações.

Farol da Barra é um dos principais cartões postais de Salvador

A vista do farol é imperdível! Dá para admirar toda a baía de Todos os Santos e a Ilha de Itaparica, além de assistir a um pôr do sol inesquecível.

O Farol da Barra é vizinho de duas das praias mais famosas da cidade – a Praia do Farol e o Porto da Barra. 

Mercado Modelo

É no Mercado Modelo que você comprar os melhores souvenirs de Salvador e conhecer o artesanato local. O primeiro andar é cheio de lojinhas e, no segundo, há dois restaurantes e uma varanda com vista para a Baía de Todos os Santos e o Terminal Náutico da cidade.

É no Mercado Modelo que você comprar os melhores souvenirs de Salvador

O subsolo do Mercado Modelo também é aberto para visitação. Conta-se que os escravos recém-chegados da África ficavam nesse espaço aguardando para serem leiloados.

Elevador Lacerda

Atrás do Mercado Modelo está o Elevador Lacerda, que liga a cidade baixa à cidade alta. Subindo o elevador, você chega à Praça Municipal, que fica ao lado do Pelourinho e tem uma vista linda para o mercado e para a Baía de Todos os Santos.

A vista lá de cima é uma das mais bonitas da cidade!

O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador urbano do mundo e passou por uma reforma em 2013, quando ganhou novas cabines, mas mantendo preservada a sua arquitetura.

E não, ao contrário do que muitos pensam, o elevador não tem vista panorâmica – mas a vista lá de cima é uma das mais bonitas da cidade!

Pelourinho

Não sei se podemos dizer que o Pelourinho é um ponto turístico, já que o local é grande e abriga muitos outros pontos imperdíveis para quem quer conhecer a capital baiana. O Pelourinho é considerado Patrimônio da Humanidade e tem o conjunto arquitetônico colonial mais bem preservado da América latina.

Pelourinho: visite as igrejas, a Fundação Casa de Jorge Amado e alguns museus!

Dentro das casas, você encontra lojas, restaurantes, museus, bares, cafés, galerias de arte e centros culturais. 

Se você vai passar um dia em Salvador, não pode deixar de dar um passeio pelas ruas e ladeiras do Pelô, como é carinhosamente chamado pelos soteropolitanos. Visite as igrejas, a Fundação Casa de Jorge Amado e alguns museus!

Igreja do Bonfim

A igreja do Bonfim fica um pouco mais afastada da maioria das atrações turísticas de Salvador, mas a visita é imperdível mesmo para quem não é religioso. Na parte de dentro, você vai se encantar com a arquitetura rococó típica das igrejas da época colonial.

Igreja do Senhor do Bonfim: visita é imperdível mesmo para quem não é religioso

Do lado de fora, a grade cheia de fitinhas do Senhor do Bonfim, o souvenir mais famoso de Salvador, chama atenção e rende excelentes fotos.

E você sabe como as fitinhas funcionam, não é? Você amara no pulso e dando três nós e, para cada nó, faz um pedido. Quando a fitinha se romper espontaneamente, os seus desejos serão realizados pelo Senhor do Bonfim!

Ponta de Humaitá

A Ponta de Humaitá fica pertinho da Igreja do Senhor do Bonfim – dá para ir andando! O mais indicado é fazer a visita no final da tarde, pois este é um dos pontos mais famosos da cidade para apreciar o pôr do sol. 

Humaitá é um dos pontos mais famosos da cidade para apreciar o pôr do sol.

Por lá você também pode conhecer o Forte de Monte Serrat, da época colonial, e aproveitar a vista para a Baía de Todos os Santos e para a própria cidade de Salvador. 

Praias

Quem gosta de praia vai amar curtir as de Salvador, que têm águas quentinhas e muitas piscinas naturais. A praia mais famosa é o Porto da Barra, que figura em listas de melhores praias do mundo. Dá para curtir o Porto tanto na maré baixa como na maré cheia, de manhã  ou de tarde — e aqui já fica outra dica de lugar para curtir o pôr do sol!

Praia do Porto da Barra: uma das mais apreciadas de Salvador

A praia do Farol da Barra, que fica do lado esquerdo do farol, também é muito agradável e as piscinas naturais se formam na maré baixa.

Além das praias da Barra, também dá para curtir o dia na Praia do Buracão, no Rio Vermelho, em Jaguaribe, Piatã, Stella Maris, Flamengo e Aleluia — essas últimas mais distantes dos demais pontos turísticos, lá para o lado do aeroporto.

Passeios de um dia em Salvador: confira os melhores roteiros

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos da cidade, é hora de decidir o que fazer em um dia em Salvador. Nós preparamos alguns roteiros para otimizar a sua viagem, priorizando pontos que são perto uns dos outros, para que você não gaste muito tempo no deslocamento.

Durante os dias de semana, principalmente nos horários de pico, o trânsito pode ser bem movimentado na capital baiana!

Roteiro de um dia em Salvador para quem curte praia

Se você não abre mão de tomar um delicioso banho de mar, pode começar o dia nas praias da Barra. Você pode curtir tanto a Praia do Farol como o Porto da Barra — ou até as duas, se preferir. Aproveite para conhecer também o Farol da Barra!

Para o almoço, a nossa sugestão são os restaurantes do Mercado Modelo. Assim você aproveita para visitar as lojinhas de artesanato e dar uma passada na Cidade Baixa. Você pode sair da Barra para o Mercado Modelo de carro, Uber ou ônibus. A viagem não é longa!

Depois de almoçar, visite a Cidade da Música, museu recém inaugurado que fica ao lado do mercado. É só atravessar a rua! O museu de alta tecnologia homenageia a música, uma das principais manifestações culturais da Bahia. Lá você encontra exposições, documentários, maquetes e muitos outros registros musicais, além de uma sala com karaokê.

https://www.instagram.com/p/CcnTJnNNtdL/?utm_source=ig_web_copy_link

Saindo do museu, suba o Elevador Lacerda, que fica logo em frente, e chegue ao Pelourinho, o seu segundo programa para a tarde. Lá você pode visitar a Igreja de São Francisco, no Terreiro de Jesus, que tem decorações em ouro, a Casa do Carnaval e a Fundação Casa de Jorge Amado, além de percorrer as ruas e ladeiras visitando as lojinhas.

https://www.instagram.com/p/CZCNUAetB5A/?utm_source=ig_web_copy_link

Para o pôr do sol, volte para a Praça Municipal, onde você desembarcou do elevador e curta a vista tomando um sorvete na Cubana, tradicional sorveteria da cidade.

Dica: se você preferir curtir o pôr do sol na praia, pode fazer o roteiro ao contrário, visitando o Pelourinho de manhã e a Barra de tarde!

Roteiro de um dia em Salvador para quem não abre mão de visitar a Igreja do Bonfim

Como a Igreja do Bonfim fica mais afastada das demais atrações turísticas, ela precisa de um roteiro só para ela. Como falamos, o ideal é visitar o local à tarde, para curtir o pôr do Sol na Ponta de Humaitá. 

Ou seja, você terá a manhã livre para fazer outras coisas. Se quiser provar as delícias típicas da Bahia, a nossa sugestão é passar a manhã no Rio Vermelho. Lá você pode visitar a Casa do Rio Vermelho, onde Jorge Amado morou com sua esposa, a também escritora Zélia Gattai. A casa foi transformada em museu e é um espaço muito agradável, com um lindo jardim.

https://www.instagram.com/p/CcqtDE1tF05/?utm_source=ig_web_copy_link

No Rio Vermelho, você encontra diversas opções de bares e restaurantes. Alguns não funcionam de dia, mas há boas opções para o almoço, como o Dona Mariquita, que serve pratos de origem africana, o Casa de Tereza, com uma culinária típica baiana, e os restaurantes da praça caramuru e do Largo da Mariquita, que vão ter pratos para todos os gostos.

https://www.instagram.com/p/Ca7T6xiteIZ/?utm_source=ig_web_copy_link

E o passeio da tarde você já sabe, não é? A visita à Igreja do Senhor do Bonfim! Se quiser, pode fazer uma parada no Mercado Modelo, que fica mais ou menos na metade do caminho do Rio Vermelho até lá. 

Roteiro de um dia em Salvador para quem quer conhecer museus

Se você adora museus e gostaria de visitar alguns na sua passagem por Salvador, a nossa dica é começar o dia no Mercado Modelo, que fica perto de excelentes museus. Aproveite para passear por lá, visitar as lojas e comprar lembrancinhas.

Depois, a sua primeira parada é a Cidade da Música, museu que fica em frente ao Mercado Modelo. Depois da visita, suba o elevador Lacerda, aprecie a linda vista para o Forte de São Marcelo e Baía de Todos os Santos e vá para a Casa do Carnaval, que fica na Praça da Sé, alí do ladinho da Praça Municipal. 

No caminho, você vai passar pelo Museu da Misericórdia, instalado em um palacete onde funcionou o primeiro hospital da cidade. O museu da Misericórdia tem um acervo de mais de 4 mil peças de diferentes épocas, além de uma vista linda para a Baía de Todos os Santos. Vale a visita!

https://www.instagram.com/p/Cbfo-JLME1m/?utm_source=ig_web_copy_link

Depois de visitar esses três museus, você provavelmente estará com fome. E que tal sair do Centro Histórico e almoçar no Palacete das Artes, na Graça? O Palacete das Artes, também chamado de Museu Rodin, tem uma linda arquitetura e recebe exposições periódicas. Lá você encontra um café e restaurante, onde pode almoçar ou fazer um lanche.

Para o passeio da tarde, temos duas opções: ou curtir uma praia com pôr do sol no Porto da Barra, que fica bem pertinho da Graça, ou ir para o Rio Vermelho e visitar a Casa do Rio Vermelho, que era de Jorge Amado e hoje é um museu.

Se optar por ir até o Rio Vermelho, que não fica longe da Graça, a nossa dica é aproveitar o fim de tarde para comer um delicioso acarajé. As baianas mais famosas do bairro são Dinha, que fica no Largo de Santana, e Cira, que fica no Largo da Mariquita.

https://www.instagram.com/p/Car9Pm9Lwdf/?utm_source=ig_web_copy_link

Roteiro de um dia em Salvador para quem quer viver a cultura local

Quer viver como um soteropolitano por um dia? Siga este roteiro! Você pode começar o dia de duas formas: curtindo uma praia na Barra, com direito à visita ao farol, ou na Casa do Rio Vermelho, no bairro de mesmo nome, se preferir um programa mais cult.

Para o almoço, a nossa sugestão é que você vá para o Santo Antônio Além do Carmo, bairro vizinho ao Pelourinho que é muito frequentado pelos moradores da capital baiana. A Rua Direita do Santo Antônio tem restaurantes charmosos, cafés, bistrôs e bares — alguns com uma vista incrível para a Baía de Todos os Santos.

Com certeza você vai achar por lá um sabor que te agrada!

Depois do almoço, caminhe na direção do Pelourinho. Você vai conhecer o famoso Largo do Pelourinho, a Fundação Casa de Jorge Amado (que não é a mesma coisa que a Casa de Jorge Amado no Rio Vermelho, hein?), o terreiro de Jesus e a Praça da Sé.

https://www.instagram.com/p/CZLA-IUlp40/?utm_source=ig_web_copy_link


E se você aprecia uma boa cachaça, não deixe de provar um cravinho!

De lá, você pode descer o Elevador Lacerda, visitar o Mercado Modelo e curtir o pôr do sol no Museu de Arte Moderna (MAM), que fica no Solar do Unhão. A vista de lá é linda e você ainda pode conferir uma exposição!

Roteiro de um dia em Salvador para quem quer curtir as melhores vistas

E se você não abre mão de tirar lindas fotos e curtir as paisagens, a gente preparou um roteiro que vai te levar para os lugares mais bonitos de Salvador!

Comece o dia na Barra — visite o Farol, os fortes da região e, se quiser, tome o melhor banho de mar da sua vida no Porto da Barra! De lá, suba a Ladeira da Barra em direção ao Corredor da Vitória, apreciando a linda vista pelo caminho. 

https://www.instagram.com/p/CY4UQdilZW0/?utm_source=ig_web_copy_link

Na Ladeira da Barra há boas opções de restaurantes com vista. Se estiver com fome, parar por lá pode ser uma ótima ideia!

Da Ladeira da Barra, pegue a Avenida Sete de Setembro até a Praça Castro Alves. Esse é um dos circuitos do Carnaval e a vista da praça também é espetacular. E aí você já vai estar pertinho da Praça Municipal e do Elevador Lacerda, que tem uma das vistas mais famosas da cidade.

Aproveite para dar uma volta pelo Pelourinho e, se tiver disposição, vá até o Santo Antônio Além do Carmo. Para terminar o dia, desça o Elevador Lacerda, conheça o Mercado Modelo e curta o pôr do sol no MAM, que também vai render lindas fotos e tem uma vista inesquecível!

Na saída do MAM, suba a Avenida Contorno para continuar admirando a Baía de Todos os Santos enquanto se despede da cidade!

E aí, qual desses roteiros tem mais sua cara? Conta aqui nos comentários e, se quiser, deixe as suas sugestões do que fazer em um dia em Salvador!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.