SÃO JOÃO: Lauro de Freitas conta com programação diversificada para festejos juninos

Ornamentação da Arena conta com bandeirolas coloridas e estruturas temáticas que remetem às tradições juninas

Sendo umas das épocas mais aguardadas do ano, o “Arraiá de Ipitanga 2024: São João e São Pedro de tradição”, conta uma neste ano com uma ampla programação para todos os gostos. Nos dias 22 e 23 de junho, o evento será celebrado na Arena Domingo Balaieiro, na Praça da Matriz, enquanto no dia 29, os shows acontecerão no bairro de Areia Branca.

A ornamentação da Arena conta com bandeirolas coloridas e estruturas temáticas que remetem às tradições juninas, tudo para deixar o clima ainda mais gostoso, tradicional dessa época do ano. Os moradores da cidade já estão ansiosos para o início dos festejos. Para a dona de casa, Maria de Lourdes, a festa é uma oportunidade de aproveitar o São João sem precisar viajar. “Aqui em Lauro me sinto como se estivesse no interior, tudo foi preparado com muito cuidado e carinho. A gente observa a atenção da Prefeitura em todos os detalhes, tudo para deixar a festa perfeita para nós moradores e ainda para os turistas” disse.

De acordo com a prefeita Moema Gramacho, o São João é uma das maiores festas tradicionais do Brasil. Ela relatou que a cidade não tinha festa e desde o início de sua gestão, a cidade passou a contar com os festejos juninos. “É uma festa que atrai o povo de todos os lugares. Aqui a gente faz São João no centro da cidade, faz em Areia Branca, faz também blocos de São João, que é o povo fazendo, arrastando e levando a tradição pela cidade. Parabéns a todos que fazem essa festa ser tão linda, festa de paz, de muita comida gostosa, de muita dança, muito forró e muita harmonia. Viva ao São João”, celebrou a prefeita.

Através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT) e da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), a Prefeitura traz uma programação repleta de atrações, potencializando as bandas locais. Além dos shows na Arena, o evento se estenderá pelas ruas da cidade com blocos juninos.

Segundo o secretário da SECULT, André Pereira, o Arraiá de Ipitanga 2024 foi planejado com muita responsabilidade fiscal, com o foco na valorização dos artistas do município. “As nossas atrações locais estão sendo contratadas para fazer a manifestação dessa cultura, que é a cultura junina. Serão dois dias na Praça da Matriz, o São Pedro em Areia Branca. Com a energia junina que emana na cidade, não tinha como ser diferente.”, destacou o gestor. Para garantir a segurança e o conforto de quem vai apreciar a festa, a organização do evento está empenhada em realizar um trabalho em conjunto com as demais secretarias para que munícipes e turistas sintam-se confortáveis nos espaços da festa. 

O servente de obras, Elias Pinto, contou que estão ansiosos pelos festejos juninos. Para ele, a festa é uma oportunidade para se divertir com as famílias e amigos. “Já tenho roupa de ir para a festa. Após o Carnaval de Lauro, essa é a época que mais aguardada e esperada por todos os laufreitenses”, conclui Elias.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

22 DE JUNHO, SÁBADO – ARENA DOMINGOS BALAIEIRO (CENTRO)

17H    QUADRILHA JUNINA
18H    FORRÓ S/A
19H    ORQUESTRA SANFÔNICA DA BAHIA
20H    FORRÓ SEM NOME
22H    ALEX E CAMARGO
00H    20 XOTEAR
02H    TITO FREITAS

23 DE JUNHO, DOMINGO – ARENA DOMINGOS BALAIEIRO (CENTRO)

17H    QUADRILHA JUNINA
18H    VIRADO NO 70
20H    PRAZER E LOVE
22H    FORROZÃO DA SAPEKKINHA
00H    EDU CASA NOVA
02H    COLHER DE PAU

Segunda (24 de junho) – blocos a partir das 11h (concentração)

“ARRASTA JEGUE” – Rua Miguel dos Santos Silva – Centro (em Frente a Arte Cedraz)

FORRÓ PÉ DE SERRA
SAMBA JUNINO
QUADRILHA JUNINA BANKOMA
ARRASTÃO COM PINCEL E BANDA
“CANGACEIROS DE IPITANGA” – RUA SÃO JORGE

ATRAÇÕES: 

FORROZÃO CUPIM DE FERRO
RAIED NETO (EX-CALCINHA PRETA)
GRUPOS LOCAIS
QUADRILHA JUNINA – IMPERATRIZ DO FORRÓ

Segunda, 24 de junho, Arena Domingos Balaieiro (Praça da Matriz) – a partir das 19h

BERGUINHO 
BRUNO ROSA – NOVO GL 
MANU BAHTIDÃO – EXPLODIDA
PERICLES E LEONARDO

29 DE JUNHO, SÁBADO – AREIA BRANCA

17H    FORRÓ S/A
19H    SOU LOVE
21H    FORRÓ SOBE POEIRA
23H    ASTROS DO FORRÓ

ABRE E FECHA

Entre os dias 22 e 24 de junho, algumas repartições públicas em Lauro de Freitas terão os serviços suspensos por conta dos festejos juninos no município, sendo retomados normalmente na terça-feira.

Saúde

Serão prestados atendimentos apenas de urgência e emergência. As Unidades de Saúde da Família não vão funcionar durante o feriado. As atividades retornam na terça-feira (25), a partir das 8h. 

Posto Avançado de Vacinação

O Posto Avançado de Vacinação de Lauro de Freitas, localizado no piso L2 do Parque Shopping Bahia, vai funcionar nesta sexta-feira (21), das 10h às 18h excepcionalmente. De sábado (22) a segunda (24), o local estará fechado.O funcionamento da sala também retorna na terça-feira (25), no horário normal 10h às 20h. 

Parque ecológico

O local é uma boa opção de lazer a céu aberto para a população e funcionará normalmente durante o fim de semana, das 9h às 17h.  Dia 24, segunda-feira, fecha para manutenção.

Defesa Civil

O funcionamento da Defesa Civil não para e segue em esquema de plantão 24h. Em caso de necessidade, o órgão pode ser acionado pelos números 199 ou WhatsApp 71 3288-8628, telefone 71 3369-6699 (8h às 14h) ou pelo e-mail (defesacivil@laurodefreitas.ba.gov.br).

Trânsito e CIMU

Os incidentes relacionados ao trânsito, poluição sonora e outras questões podem ser resolvidos através do Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), que opera 24 horas, através dos contatos 156 e 3369-3710 ou 3379-4843. A operação de trânsito da SETTOP mantém seu efetivo para realizar rondas ostensivas nos bairros. 

Não haverá funcionamento

Durante o feriado, o Restaurante Popular, a Cozinha Comunitária de Itinga e o SAC Municipal estarão fechados. Esses serviços retornarão ao funcionamento normal na terça-feira (25).

MUDANÇAS NA PROGRAMAÇÃO

A Prefeitura de Lauro de Freitas publicou um decreto suspendendo o Arraiá de Ipitanga 2024, devido ao falecimento do secretário Municipal de Serviços Públicos (SESP), Antônio Carlos Ferreira de Abreu (Cacau). O luto oficial será de três dias.

A programação da festa, que aconteceria no domingo, 23, e segunda-feira, 24, não deve mais acontecer. De acordo com decreto, as festividades serão realizadas no próximo fim de semana, dias 29 e 30 de junho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Morro de São Paulo: dicas do que fazer e praias para visitar

Next Article

Cachoeiras e Trilhas na Bahia: seis picos para incluir no seu roteiro

Related Posts