Em quatro dias de atividade, a Origem Week, feira de produtos gourmet, recebeu mais de 18 mil visitantes e movimentou mais de R$ 2 milhões em negócios. O evento ocorreu no Centro de Convenções, em Salvador, e encerrou no último domingo (2) à noite. A Origem Week é voltada para agricultura familiar e artesanato das 13 zonas turísticas da Bahia.
“A feira foi um divisor de águas. Os pequenos produtores mostraram que podem competir com os grandes, porque oferecem qualidade. Trouxe 600 quilos de linguiça defumada e vendi tudo, em apenas dois dias”, comemorou o empresário Alex Rocha, da fábrica Tradição Alimentos. Ela funciona em Barra do Choça, nos Caminhos do Sudoeste.
A Associação de Mulheres Agricultoras de Duas Barras do Fojo, em Mutuípe, nos Caminhos do Jiquiriçá, levou para o evento chocolate em pó, licores e geleias. “Estamos com dois negócios praticamente fechados, um deles com a empresa Mundo Verde. A feira foi nota mil, uma vitrine que nos abriu grandes oportunidades”, revelou a presidente da entidade, Damiana Martins.
“Tivemos entendimentos com agricultores, criadores de abelha, produtores de cacau e muitos outros. O acesso à produção regional é muito importante, para valorizar o que temos na Bahia”, ressaltou a gerente regional de vendas do Hotel Fasano, Caissa Moura.
A Origem Week também ofereceu capacitação a duas mil pessoas, incluindo o curso de atualização sobre a Estrada do Chocolate, na Costa do Cacau. A feira foi gratuita e arrecadou seis mil quilos de alimentos não perecíveis para a campanha “Bahia Sem Fome”, do Governo do Estado, um dos parceiros dos organizadores.
As secretarias de Turismo (Setur-BA) da Agricultura (Seagri), do Desenvolvimento Econômico (SDE), do Meio Ambiente (Sema), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Desenvolvimento Rural (SDR) estiveram envolvidas no evento.