Romaria de Bom Jesus da Lapa é reconhecida Patrimônio Imaterial

Romaria de Bom Jesus da Lapa é a terceira maior do Brasil e atrai quase um milhão de fiéis todos os anos
Romaria de Bom Jesus da Lapa

A Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa foi anunciada como Patrimônio Imaterial da Bahia, durante sua realização, que aconteceu no domingo, 6 de agosto. Essa é a 3ª maior romaria do Brasil, que acontece na cidade de Bom Jesus da Lapa.

Caminhos do Oeste: as riquezas e encantos culturais da Bahia

Devido à importância da celebração católica como manifestação de cunho religioso popular, o secretário estadual da Cultura, Bruno Monteiro, acompanhado do governador Jerônimo Rodrigues, entregou o Registro Especial tornando a Romaria do Senhor Bom Jesus da Lapa um Patrimônio Imaterial da Bahia.

O decreto que oficializa a festa como patrimônio imaterial da Bahia será publicado ainda esta semana. Em 2023, o evento religioso está completando 332 anos. Atualmente, a festa acontece de 28 de julho a 6 de agosto. No último dia, ocorre a tradicional procissão do Bom Jesus, que é aclamado por milhares de baianos e turistas.

É previsto que o evento religioso deste ano tenha reunido 700 mil pessoas e injetado mais de R$ 1 milhão na economia local. Entre as pessoas que visitaram a cidade neste período, Sinara Silva, moradora de Belmonte, no Sul da Bahia, participa da romaria desde 2014. “Essa é a oitava vez que eu venho e, com fé em Deus, volto ano que vem. É uma sensação muito boa estar aqui e é muito bonito também”.

“No total, foram mais de R$ 31 milhões investidos no aeroporto de Bom Jesus da Lapa, que, com certeza, vai trazer voos comerciais para a região. O que vai fortalecer ainda mais o turismo religioso, para que a cidade seja conhecida também internacionalmente”, afirmou o titular da pasta, Sérgio Brito.

“Por ano, passam por Bom Jesus da Lapa cerca de dois milhões de visitantes. Somente no mês de agosto, em média, são 600 mil pessoas. Então, o turismo religioso aqui é muito marcante, e o Governo do Estado tem incentivado isso, colocando Bom Jesus da Lapa à frente das ações de promoção da Bahia no segmento”, afirmou o secretário do Turismo, Maurício Bacelar.

Matéria do Correio*

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article
Sorveteria da Ribeira

Sorveteria da Ribeira: o sabor autêntico de Salvador à beira-mar

Next Article

Morro de São Paulo: dicas do que fazer e praias para visitar

Related Posts