Os investimentos na área de mobilidade urbana no município de Lauro de Freitas tem levado inúmeros benefícios aos munícipes. Um deles, é a praticidade e agilidade dos seis ônibus elétricos que a cidade já possui. A novidade é que agora, os usuários do transporte público contam com mais 30 ônibus elétricos. Os novos veículos fazem parte de um investimento no valor de R$ 60 milhões, oriundo do PAC Renovação de Frotas, do Governo Federal.
De acordo com a gestão municipal, a renovação da frota tem a proposta de trazer veículos sustentáveis, incentivando a redução das emissões de CO2, diminuindo o consumo de combustível. Os novos equipamentos que possuem ar-condicionado e rede wi-fi.
Os moradores da cidade aprovaram os novos investimentos. A previsão é transportar mais de 30 mil passageiros por dia. A dona de casa, Maria das Graças, é moradora do bairro de Ipitanga. Ela contou que os veículos irão ajudar na rotina do dia a dia. “Vai ajudar todos os moradores. Sempre que a gente precisa se deslocar aqui na cidade, podemos contar com os ônibus. E o melhor que são todos novinhos”.
As linhas ligarão grandes pólos de passageiros à Estação do Metrô Aeroporto e devem passar pelos bairros Parque São Paulo, Vida Nova, Buraquinho, Portão, Areia Branca, Vilas do Atlântico, Ipitanga e Centro. A previsão é transportar mais de 30 mil passageiros por dia.
Para o secretário de Trânsito de Lauro de Freitas, Capitão Olinto, os novos veículos vão contribuir para a melhoria da mobilidade urbana. “Esse projeto foi desenvolvido através de uma parceria da Settop com a Sedur, quando o secretário Antônio Rosalvo era o gestor da pasta e foi quem orientou todas as ações necessárias para que isso hoje se tornasse realidade”, disse.
Capitão Olinto ainda agradeceu à prefeita Moema Gramacho na intermediação para trazer investimentos na área de mobilidade urbana para a cidade. “A prefeita trabalhou junto com o ministro Rui Costa e o ministro Alexandre Padilha que se dedicaram o PAC Nacional e conseguiram contemplar essa proposta dos ônibus elétricos que facilitará a vida da população”, concluiu Olinto.
Linhas que serão atendidas:
Parque São Paulo x estação Metrô
Jambeiro x estação Metrô
Areia Branca x estação Metrô (via hospital metropolitano)
Portão x estação Metrô
Vida Nova x estação Metrô (via Terraplac)
Buraquinho x estação Metrô
Vilas do Atlântico x estação Metrô
Ipitanga x estação Metrô
Centro x estação Metrô