Sendo conhecida como o portal de entrada para o Litoral Norte baiano, e demais estados localizados no nordeste brasileiro, Lauro de Freitas foi destaque em um ranking que aponta a segurança viária. Segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), a cidade aparece na 10° posição entre os municípios brasileiros com menor indicador de mortalidade nos transportes em 2023.
De acordo com o DATASUS, o indicador analisa a razão entre o número de óbitos provocados por acidentes de transporte e o número de habitantes por grupo de 100 mil. Este é um dos critérios que compõe o ranking de competitividade municipal. Sendo uma das cidades mais populosas da Bahia, Lauro de Freitas conta com inúmeras vias, ruas e avenidas. Mais conhecida como Estrada do Coco, a Avenida Santos Dumont, é a principal via da cidade e tem um papel importante para a economia, comércio e turismo na região.
Além disso, a rua Doutor Gerino de Souza Filho e a avenida Luiz Tarquinio Pontes, são outras duas importantes vias que concentram grande movimentação de pedestres, carros, motos, transporte coletivo entre outros. De acordo com a Prefeitura de Lauro de Freitas, o resultado positivo divulgado pelo DATASUS está relacionado aos esforços desenvolvidos pela gestão municipal através da Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (SETTOP). A pasta tem investido na prevenção com campanhas educativas e fiscalizações em toda cidade.
Para Olinto Borri, secretário da SETTOP, através de ações de fiscalização eletrônica, operações de combate ao álcool no volante e palestras educativas, foi possível praticamente zerar a quantidade de mortes no trânsito em nosso município. “Outra ação que contribuiu para este feito, foi a transformação de um trecho da BA-099, na Av. Santos Dumont. Além de acabar com os rachas que aconteciam com frequência na cidade. Com essas ações conseguimos salvar muitas vidas”, disse o secretário.
O resultado que ranqueou Lauro de Freitas entre os municípios brasileiros com menor indicador de mortalidade nos transportes, ganhou destaque no mês que é marcado pelo movimento internacional “Maio Amarelo”. Em sua 11° edição, a data visa conscientizar a população sobre a importância da segurança no trânsito e redução de acidentes. A campanha tem papel fundamental na promoção de uma cultura de paz nas vias, destacando a necessidade de respeito às leis de trânsito e cuidado com a vida de todos os usuários.