História e devoção marcam Festa do Padroeiro em Lauro de Freitas

História, devoção e fé. São algumas das palavras que traduzem a magnitude da celebração para Santo Amaro de Ipitanga; confira

História, devoção e fé. São algumas das palavras que traduzem a magnitude da Festa do Padroeiro. No dia 15 de janeiro, a cidade de Lauro de Freitas comemora anualmente o dia de Santo Amaro de Ipitanga, padroeiro da cidade. A festa é reconhecida em toda a Bahia pelo seu calendário litúrgico, pela religiosidade e culto ao Santo que rege a cidade desde o início de sua fundação. Neste dia do padroeiro também se celebra o aniversário da Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, que completou 416 anos de história.

A paróquia Santo Amaro de Ipitanga foi construída pelos padres da Companhia de Jesus (Jesuítas), sob a orientação do padre José de Anchieta, junto com a aldeia de São João, em 1608. O templo conta com estrutura de paredes de alvenaria mista de pedra e tijolo. Em 1944, a edificação e o acervo da Matriz foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Em mais de quatro séculos de celebrações, a Festa do Padroeiro acompanha as gerações e marca a fé dos lauro-freitenses em todos os cantos da cidade. Em 2024, a imagem peregrina de Santo Amaro de Ipitanga passou por alguns pontos de Lauro de Freitas, enviando a mensagem de esperança e alegria para os próximos anos.

O pároco da Igreja Matriz, Anastácio Gilberto de Jesus, ressaltou que o Santo Padroeiro não é só da Paróquia, mas é de toda Lauro de Freitas. “Essa cidade nasceu em torno dessa freguesia Santo Amaro de Ipitanga. Por isso, nós queremos agradecer muito por uma festa desse tipo, uma festa desse padrão” pontua o Padre.

Moradora de Vilas do Atlântico, a aposentada Maria das Graças de 65 anos é devota de Santo Amaro de Ipitanga há mais de 20 anos. Segundo a católica, em todos esses anos de devoção muitas graças foram alcançadas por meio da fé depositada no Santo.

“É uma alegria muito grande viver a Festa do Padroeiro. Quando me mudei para Lauro de Freitas, escolhi ele para cultuar e exercer a minha fé. Hoje, só tenho a agradecer por tudo que ele fez por mim e minha família. Todo início de ano fico ansiosa para que os festejos e novenários iniciem para continuar adorando a ele”, disse Maria.

Sempre no mês de janeiro, um calendário especial é montado para os fiéis da Igreja da Matriz. Para render homenagens ao padroeiro da cidade, a paróquia realizou uma programação religiosa, com apoio da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas. As celebrações envolvem missas, manifestações políticas e shows cristãos. Já no dia de Amaro de Ipitanga, as celebrações são marcadas por alvorada, missas e procissão.

“São quatro séculos de história. Agradeço a essa população que, de geração em geração, tem mantido viva essa história e contribuído para a construção de nossa cidade, buscando sempre um lugar cada vez melhor para se viver”, ressalta a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho.

Para a celebração deste ano de 2024, o tema escolhido para a Festa do Padroeiro foi “Santo Amaro de Ipitanga nos aponta o caminho sinodal de Comunhão, Participação e Missão”. E o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Crescimento do turismo baiano volta a superar média nacional 

Next Article

Como aproveitar as férias com as crianças em Lauro de Freitas

Related Posts