Bahia está no top 3 de turistas que querem viajar em 2024

Além da Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro completam os destinos preferidos de turistas que irão viajar em 2024
Salvador

Uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, aponta as tendências do turismo para 2024. Dentre diversas informações trazidas pelo estudo, uma das que mais chama atenção são os estados elegidos pelos entrevistados para realizar viagens de lazer nos próximos 12 meses. São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia estão no top três da lista de destinos desejados.

Dos 43% que responderam ter vontade de viajar neste ano, 15% apontaram o desejo de ir para São Paulo e para o Rio de Janeiro. Em seguida vem a Bahia, com 11% das intenções de visitas dos entrevistados. Ceará foi citado por 9% e Santa Catarina e Pernambuco, por 7%.

“A pesquisa mostra o sentimento do brasileiro querer viajar pelo país e isso é importante para a construção de novas políticas públicas que ajudem a ampliar a capacidade do turismo de impulsionar a economia. As agências de viagens vão buscar informações nessa pesquisa para o seu planejamento, em termos de construção de novos produtos turísticos, de novas rotas turísticas, saber o que é o sentimento do mercado, o que o turista busca e, sem dúvida nenhuma, esse Verão agora que já começou vai ser o melhor Verão da história do Brasil”, ressaltou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Além dos mais cotados para 2024, a pesquisa também revelou os locais que os brasileiros mais têm vontade de conhecer em algum momento. Em uma escala de interesse que varia de 0 a 10, Salvador, com toda sua beleza natural e cultura brasileira, foi a campeã, teve média de 7,1. A paradisíaca ilha de Fernando de Noronha, ficou em segundo, com 6,9 e os destinos Rio de Janeiro (6,7), Lençóis Maranhenses (6,5) e Florianópolis (6,4) ficaram em terceiro, quarto e quinto lugar, respectivamente, deixando claro a preferência dos brasileiros pelo turismo de sol e praia.

No que se refere às regiões, o Nordeste é o campeão, apontado por 48% de pessoas que pretendem conhecer o Brasil em 2024, seguido por Sudeste (38%), Sul (16%), Norte (7%) e Centro-Oeste (6%).

ATRATIVOS – Destinos que oferecem opções de sol e praia, natureza/ecoturismo e saúde/bem-estar largam na frente da corrida pela atenção do turista. Sol e praia é a atração turística preferida de 59% dos entrevistados. Natureza/ecoturismo ocupa o segundo lugar, sendo citado por 27% dos participantes. Saúde/bem-estar vem em seguida, com 20%; turismo de aventura é o eleito de 16% e o religioso/espiritual é a preferência de 14% dos que participaram da pesquisa.

Os locais que oferecem belezas naturais para atrair visitantes também saem na frente. Isso porque 31% consideram esse fator na escolha de uma viagem. Preço baixo/favorável é o eleito por 25%, possibilidade de reencontro com familiares/amigos, por 23% e boas avaliações é um critério relevante para 15% dos entrevistados.

MAIS DESEJADOS – Ano passado, o turismo em São Paulo, segundo dados do governo do estado, movimentou uma quantia recorde de R$ 289,6 bilhões, um crescimento de 28,7% em relação ao último ano. E não é à toa. Do litoral ao campo, essa megalópole reúne atrativos diversos, como praias, montanhas, parques, matas, áreas rurais e locais que abrigam diferentes culturas e histórias. A capital paulista oferece diversas opções de gastronomia, exposições, museus, shows nacionais/internacionais e grandes festivais como Lollapalooza, Primavera Sound, The Town, que atraem os amantes da música. Sem falar dos belos litorais, como São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.

O Rio de Janeiro, outro líder dos desejos para as viagens dos brasileiros, reúne a combinação perfeita de belezas naturais e atmosfera descontraída. Das praias icônicas aos locais recheados de história desde o império brasileiro, o estado é um destino frequente para os que buscam turismo de sol, mar e cultura. A capital carioca, que possui um dos réveillons mais famosos do país, registrou no final do ano passado a melhor ocupação hoteleira dos últimos seis anos. Em 2023, a Cidade Maravilhosa fechou o ano com 71,11%, de média de ocupação, segundo dados do HotéisRIO.

Já a Bahia, além de seu tão famoso turismo de sol e praia que abrange toda a costa baiana, é rica em cultura, principalmente, a afro-brasileira. O centro histórico da capital, o Pelourinho, é Patrimônio Mundial da UNESCO e abriga um labirinto de ruas de paralelepípedos, casarões coloniais e igrejas centenárias. Além de mergulhar na história brasileira, o turista pode experimentar a culinária baiana, o candomblé e o samba de roda. Isso tudo além de um dos mais famosos carnavais do país que movimentam turistas do mundo inteiro ano após ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Fera Palace Hotel muda visual do Rooftop com nova parceria

Next Article

Prefeitura de Lauro de Freitas realiza ações no mês de conscientização sobre o autismo

Related Posts