A Bahia foi escolhida para sediar o 53º Congresso Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, que acontecerá de 19 a 21 de setembro de 2024, no Centro de Convenções de Salvador, com a expectativa de atrair quatro mil participantes. A captação do evento teve a atuação da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), visando atrair mais visitantes para as zonas turísticas Baía de Todos-os-Santos e Costa dos Coqueiros. Em 2023, o órgão já registrou a conquista de 22 congressos e seminários, sediados na capital e no interior, e mais 14 encontros científicos estão agendados para a Bahia, até o próximo ano.
“A Bahia se consolidou como um dos principais destinos do país no turismo de eventos e negócios, por causa da infraestrutura e dos atrativos que oferece, além do trabalho do Governo do Estado, que tem sido parceiro dos conselhos profissionais. Um congressista é também um turista, que movimenta toda uma cadeia econômica, beneficiando os setores de transporte, alimentação e passeios”, ressaltou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
O superintendente do Salvador Destination, Jorge Ávila, confirma também o incremento na atração de grandes eventos corporativos para a Bahia. “A parceria com o governo baiano tem sido fundamental para atrair encontros que movimentam o turismo de negócios. Sempre buscamos o apoio da Setur-BA, com sucesso. Dos 54 eventos que trabalhamos para captar, 30 já estão fechados para acontecer em Salvador, até 2027”.
A Setur-BA ainda mantém uma agenda contínua de incentivos a festivais culturais e gastronômicos e competições esportivas, entre outros segmentos turísticos, que acontecem geralmente nos finais de semana, em todas as regiões do estado. Este ano, a secretaria já patrocinou mais de 200 iniciativas.