Exuberância da natureza, patrimônio histórico, vinícolas, observação de aves e turismo ufológico são algumas das atrações de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, região que tem conquistado prêmios como a mais procurada pelos brasileiros. Para promover a melhoria dos serviços oferecidos aos visitantes, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) realizou atividades no município, durante uma semana. Na programação, capacitação, levantamento da oferta e controle de qualidade dos meios de hospedagem, visitas técnicas a atrativos naturais e empreendimentos e estudos de sinalização turística. As ações integram o projeto “Avança Turismo Bahia”.
“O turismo está crescendo em Morro do Chapéu, e o Governo do Estado iniciou um planejamento estratégico para estruturar o destino. Vamos estimular segmentos diferenciados, como as vinícolas e a contemplação de pássaros, que estão despontando fortemente”, sinalizou a superintendente de Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.
Os cursos de capacitação ofereceram a empreendedores e profissionais do turismo conteúdos sobre boas práticas de higiene e manipulação dos alimentos, gestão de serviços, atendimento qualificado, inclusive ao público LGBTQIAP+, e perfil das cidades turísticas.
“Adorei o curso. Ele acrescentou muito na preparação das minhas funcionárias, principalmente, no entendimento, já que o turismo está em expansão na cidade”, elogiou a empresária Moara Chaar, 40 anos, proprietária de um restaurante. “Gostei da parte de como manipular corretamente os alimentos e, na minha área, aprendi muito sobre a importância da limpeza e higiene”, completou a camareira Ana Alice de Jesus, 50 anos.
A Setur-BA também se reuniu com gestores públicos e privados, para discutir as ações do projeto. “Ficamos felizes com o trabalho que está sendo feito pelo Governo do Estado, porque o município precisa avançar e, com esse apoio, teremos o crescimento esperado no turismo, com a participação de todos”, ressaltou o vice-presidente do Clube de Dirigentes Lojistas (CDL) de Morro do Chapéu, Dailson de Oliveira.
Atrativos – A queda d’água de 98 metros da Cachoeira do Ferro Doido, a Gruta dos Brejões (rota do turismo religioso), com 123 metros de altura e 60 de largura, e o Buraco do Morrão, que inspirou o nome do município, estão entre os atrativos naturais de Morro do Chapéu. O casario colonial da Rua do Fogo e a Igreja de Nossa Senhora das Graças se destacam no patrimônio histórico. Os turistas também podem vivenciar experiências do enoturismo, visitando vinícolas.
Ufologia – Os primeiros relatos da suposta aparição de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIS), na região de Morro do Chapéu, surgiram no século 19. Ao longo do tempo, novas notícias sobre o tema foram aparecendo, atraindo curiosos e pesquisadores. O turismo ufológico é representado na cidade por uma réplica de um disco voador e esculturas de extraterrestres, na praça Porto Cristal.