Prefeitura de Lauro de Freitas realiza ações de enfrentamento e combate à dengue

Crescimento dos casos de dengue em todo o Brasil acendeu um alerta em relação ao combate do mosquito Aedes aegypti

O crescimento dos casos de dengue em todo o Brasil acendeu um alerta em relação ao combate do mosquito Aedes aegypti. Apenas na Bahia, 272 municípios declararam epidemia de Dengue. Até o dia 9 de março, cerca de 45 mil casos foram registrados no estado, marcando um aumento de 307,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em Lauro de Freitas, a gestão municipal tem realizado inúmeras ações para combater a disseminação do mosquito e, consequentemente, reduzir os casos da doença na cidade.

Uma das iniciativas realizadas pela Prefeitura foi o lançamento da Campanha de Combate à Dengue no mês de fevereiro. Uma unidade de saúde foi criada para atender os pacientes da cidade. O Posto Avançado – Referência de Combate à Dengue, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no antigo PA Santo Amaro de Ipitanga, no Centro. A unidade conta com 6 leitos e uma estrutura completa para o atendimento da população com sintomas de dengue.

A prefeita Moema Gramacho destacou que a criação do “Posto Avançado” significa um avanço na saúde de Lauro de Freitas em relação ao tratamento dos pacientes que estão enfrentando a doença. “Aqui nós vamos fazer o atendimento do cidadão que esteja com suspeita de dengue, realizar o exame, realizar a hidratação com soro e encaminhar casos mais graves através da regulação”, disse a prefeita.

Já quanto às ações de combate à arbovirose, a gestão municipal destacou a mobilização dos agentes de saúde, que estão nas ruas realizando visitas e orientações, visando eliminar criadouros e conscientizar a população sobre medidas preventivas. Além disso, outras propostas foram colocadas em prática pela gestão municipal. Uma delas é a capacitação dos profissionais de saúde no combate à dengue. Na pauta, está o melhor atendimento, identificação dos sintomas, encaminhamento e acolhimento dos pacientes que procurarem a unidade de saúde com os sintomas.

Outra iniciativa de combate e prevenção à Dengue foi a criação de um canal de comunicação com a população, o “Disque Dengue”. No número (71) 3369-9919, os laurofreitenses podem realizar denúncias de focos do mosquito Aedes aegypti. O canal de atendimento fica disponível das 8h às 14h. Uma outra forma de realizar as denúncias é através do e-mail: dengue_lf@yahoo.com.br.

Através de ações diárias, seguindo um roteiro diversificado e com o objetivo de abranger todos os bairros da cidade, os Agentes de Combate a Endemias orientam os moradores para retirar objetos que possam acumular água parada e focos de criação do Aedes aegypti. O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Igor Fidelis, explicou como são realizadas as abordagens. “Nós recebemos muitas denúncias de terrenos com focos. Quando é particular, o proprietário é acionado e orientado para realizar a limpeza correta. Em caso de terrenos públicos ou propriedades abandonadas, a prefeitura realiza a ação de combate”, explicou.

VACINAÇÃO

Em paralelo às ações de combate ao mosquito transmissor das arboviroses, a Prefeitura ainda tem destacado a importância da vacinação contra a dengue. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), até o dia 7 de março, 1,3 mil doses do imunizante foram aplicadas em crianças de 10 e 11 anos. Com a determinação do Ministério da Saúde para ampliar a faixa etária, ago, pais e responsáveis já podem levar crianças de 10 a 14 anos para se imunizar.

“O objetivo é minimizar os efeitos, as possibilidades de ter sintomas da doença agravados, bem como evitar óbitos, por conta da vulnerabilidade do agravo. Precisamos ficar em alerta e fazer nossa parte”, disse o secretário da Saúde, Augusto César.

Locais de vacinação:
Posto Avançado de Referência de Combate à Dengue
Endereço: Rua Euvaldo Santos Leite, 100 – Centro
Horário de atendimento: 8h às 17h de segunda à sexta

Unidades de Saúde da Família – USFs
Horário de atendimento: 8h às 15h de segunda à sexta
Sala de vacina – Parque Shopping Bahia
Endereço: Av. Santos Dumont, 4360 – Centro

Documentos necessários:
– CPF ou cartão do SUS
– Comprovante de residência
– Cartão de vacina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Feira Origem Week expõe produtos das zonas turísticas da Bahia

Next Article

Bahia ganha fórum inter-religioso para desenvolvimento do turismo

Related Posts