Festas culturais em Lauro de Freitas; quando, onde e o que acontece

Município conta com um longo cronograma cultural e apresenta diversidade e tradição em diferentes eventos no ano

O calendário de tradicionais festas culturais de Lauro de Freitas é extensa. Cheia de encantos e tradições, o município, localizado na Região Metropolitana de Salvador, conta com 60 quilômetros quadrados que abriga lindas praias, comunidades quilombolas, um importante rio do estado, além de terreiros importantes do país.

Festa do Padroeiro Santo Amaro de Ipitanga – 15 e 16 de janeiro

O padroeiro do município de Lauro de Freitas, Santo Amaro de Ipitanga, recebe diferentes homenagens de devotos laurofreitenses na paróquia dedicada a ele. A igreja matriz, um dos mais importantes monumentos da arquitetura religiosa do país, foi inaugurada em 1608, e é localizado no centro da cidade da Região Metropolitana de Salvador.

A festa, que completou 415 anos de tradição e fé em 2023, trouxe este ano o tema “Ide pelo mundo e proclamai o evangelho a toda criatura”.

Igreja Matriz

Construída pelos Jesuítas, a Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga deu origem à cidade que foi erguida ao redor do templo. Em 1944, o templo e o acervo da Matriz foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Festa de São José Padroeiro do Quingoma – 19 de março

Quingoma é uma antiga zona de engenho do recôncavo baiano, que está localizado a cerca de três km de Lauro de Freitas e possui aproximadamente mais de três mil moradores que buscam o resgate de suas raízes.

Quingoma é uma etnia africana vinda em menor número para Bahia. Eles trabalhavam nas fazendas e engenhos da freguesia de Santo Amaro de Ipitanga (hoje Lauro de Freitas) como escravos na produção de cana de açúcar nos séculos XVIII e XIX. A Festa de São Padroeiro do Quingoma acontece anualmente no dia 19 de março.

Festa de Emancipação – 31 de julho

Lauro de Freitas sempre tem motivos para celebrar. Em crescente desenvolvimento ano após anos, o município vai completar 62 anos em 2024.

Além de festas de artistas locais e nacionais, o evento conta com uma tradicional missa de emancipação, na Igreja da Matriz.

Grande Festa de Portão – segundo final de semana de Setembro

Um dos festejos mais tradicionais da cidade, a Grande Festa de Portão é uma importante manifestação cultural que todos os anos atrai turistas e geram emprego e renda para LF. O evento resgata raízes, além de fortalecer a cultura e valoriza os artistas local.

Lavagem do Caranguejo- último final de semana de Novembro

O tradicional cortejo cultural acontece anualmente nas ruas do bairro de Itinga. A festa conta com apresentações de grupos artísticos locais, que agitam o público que marca presença ano após ano nas ruas do bairro. O festejo também é representado por desfile de baianas e banho de água de cheiro.

Em 2022, os dois monumentos que simbolizam o nome a história do Largo do Caranguejo, no bairro de Itinga, foram restaurados pela Prefeitura de LF. A recuperação das esculturas de “Seu Caranguejo” e o “Caranguejo” fico sob os cuidados do trabalho do retratista Alexandre Fadini.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Previous Article

Lauro de Freitas se destaca na geração de novos talentos do esporte baiano

Next Article

Turismo baiano mantém crescimento acima da média nacional 

Related Posts