Maior parque ambiental urbano do país, Parque das Dunas está aberto a visitação

Parque das Dunas

Em Salvador, entre os bairros de Itapuã e Praia do Flamengo, você pode visitar uma reserva natural com área de seis milhões de metros quadrados, com dunas, lagoas, restinga e animais ameaçados de extinção sob proteção. É o Parque Municipal das Dunas, santuário com 13 lagoas perenes e várias intermitentes. Conta com mais de mil espécies de flora e mais de 200 espécies de fauna, algumas nativas e outras migratórias.

Você conhece a história do Elevador Lacerda?

O Parque Municipal das Dunas é uma reserva natural com área de seis milhões de metros quadrados e está aberto para visitação em Salvador. No local pode ser encontrado, por exemplo, o calango-do-abaeté (Glaucomastix abaetensis), que está no livro vermelho dos animais ameaçados de extinção. Ele é conhecido pela beleza da cauda, com uma tonalidade verde-azulada que atrai olhares. Também estão presentes animais como jacarés, iguanas, corujas, ouriços-cacheiros e cágados, além de aves diversas.

https://www.instagram.com/p/CZRZsYvLwPH/?utm_source=ig_web_copy_link

Como e quando agendar sua visita
O parque, que também é reconhecido como maior parque ambiental urbano do país funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta, e no sábado, de 8h às 13h. A entrada ocorre mediante agendamento, através do WhatsApp (71) 98888-0108 ou pelo perfil do Instagram @parquedasdunassalvador.

O local dispõe de salas de aula, herbário, auditório, laboratório para pesquisas científicas, minhocário e horto de restinga, entre outras instalações. Ao chegar no parque, os visitantes se preparam para uma aula em campo e, depois, são convidados para o auditório, onde aprendem um pouco sobre a fauna e flora.

Atualmente, o local recebe uma média de seis mil visitas mensais, número pouco abaixo do que era registrado antes, devido aos cuidados para a contenção da Covid-19. No ano passado, a Unidunas registrou uma média de 79 mil visitantes.

https://www.instagram.com/p/CZWc4hvuuqH/?utm_source=ig_web_copy_link

Reconhecimento da Unesco
O Parque das Dunas foi criado em 1994 e em 2014 foi reconhecido internacionalmente, quando recebeu o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA-Unesco). O título reconhece entidades de preservação da diversidade biológica e que promovem atividades de pesquisa, monitoramento ambiental, educação ambiental, desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das populações.

Em 2020, o Parque recebeu o Prêmio Muriqui, considerado o Oscar do meio ambiente. O prêmio reconhece os trabalhos de preservação, educação ambiental e sustentabilidade realizados pela instituição. Com o reconhecimento internacional, O Parque das Dunas foi convidado pela ONU e Unesco a participar da campanha “Década da ONU de Restauração de Ecossistemas”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.