Bom Jesus da Lapa, terceira maior romaria do país

A cidade de Bom Jesus da Lapa, oeste baiano, é o principal destino turístico religioso da Bahia. Fica a 796 quilômetros de Salvador e a 675 de Brasília. Seus eventos católicos já viraram forte tradição e é destino de turistas do Brasil inteiro. Feriado de 12 de outubro por exemplo, celebração da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, mais de 50 mil pessoas são esperadas todos os anos. A rotina da cidade, banhada pelo Rio São Francisco, é completamente alterada.

Aos moradores, juntam-se visitantes e romeiros que movimentam pousadas, hotéis, bares, restaurantes e o comércio em geral. São pessoas de Minas Gerais, São Paulo, Brasília, Goiás, Espírito Santo e de municípios baianos, como Salvador. O segmento de artigos religiosos também aproveita o período para faturar. O movimento chega a ser três vezes maior do que numa semana normal.

No dia 12 de outubro, o Santuário de Bom Jesus da Lapa, que fica num conjunto de grutas, abre as portas às 5h, e a primeira missa, ao ar livre, acontece às 6h30, seguida de celebrações às 8h30 e 11h. À tarde, são realizadas as bênçãos. Às 18h, uma procissão sai do santuário pelas ruas da cidade. No retorno, ocorre a missa solene. Os festejos são encerrados com show de músicas católicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *